sábado, 15 de junho de 2013

DEPENDENTES QUÍMICOS DENUNCIAM INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA EM MACEIO

Instituição Manassés
A Instituição Manassés está localizada em bairro nobre da cidade de Maceió e trabalha com dependentes químicos, sem oferecer acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais ou psiquiatras. Segundo os responsáveis pela instituição, os dependentes são tratados pela fé e pelo trabalho que fazem na rua vendendo brindes, pelo valor de R$ 2,00 (dois reais) em coletivos.

'Dois dependentes foram expulsos da instituição, nos dia 12 e 13 de junho porque não seguiam regras. Um deles porque recusou acordar as 05h00 da manhã para assistir uma pregação, tomar café e ir para a rua vender kits nos ônibus, gerando uma confusão na instituição, no momento em que o responsável o obrigou a fazer as malas e ir embora. O outro porque usou R$ 8,00 (oito reais) da instituição para se drogar e dormiu fora da instituição porque não queria chegar drogado.
Comparando muito mal, mandar dependente ir para a rua sem acompanhamento para vender kits é como mandar macaco negociar com bananas. A instituição tem que prever que o jovem que está buscando se tratar da dependência química fora da instituição e lidando com dinheiro se sentirá tentado a consumir drogas. É preciso que mesmo que o jovem quebre as regras da instituição, seja acolhido. Aí é onde entra o acompanhamento psicológico, psiquiátrico e social, para dar suporte ao dependente. Se o jovem não quer continuar o tratamento, ou está prejudicando a recuperação dos demais, que a instituição entre em contato com a família e o encaminhe de volta a sua casa. O que não pode acontecer é o dependente ser jogado na rua à sua própria sorte, principalmente porque os dependentes desta instituição são todos de outros estados.
Com a interferência da polícia os responsáveis pagaram as passagens para que os dependentes voltassem as suas casas.

Leia mais em:

Um comentário:

  1. Quem manda o poder público deixar que uma instituição consiga licença pra funcionar sem o aparato legal,técnico- profissional,etc?!Dá nisso.

    ResponderExcluir